Empresa dispensa máquinas para dar oportunidades a moradores locais

By on fevereiro 28, 2013
Empresa dispensa máquinas para dar oportunidades a moradores locais

Na contramão da tendência mundial de substituição de pessoas por máquinas, empresa de produtos naturais dispensa máquinas para gerar emprego a moradores locais

Com objetivos a favor da sustentabilidade, empresa é a única no Brasil que oferece produtos de limpeza Biosustentáveis, certificados pelo IBD e isentos de derivados de petróleo

Você pode estar se perguntando: “Porque há 32 anos, alguém criaria uma empresa focada na preservação do Meio Ambiente?”. Para o alemão Malte Weltzien, fundador da Cassiopéia, isso fazia parte de sua missão de vida. Weltzien tinha como filosofia de vida a preservação do Meio Ambiente e da saúde e já nessa época a família se alimentava com alimentos orgânicos e integrais e sempre teve muito contato e preocupação com a natureza. Isso fez com que a missão da Cassiopéia também fosse a de criar produtos naturais, que não oferecessem nenhum risco ao meio ambiente e nem a saúde dos consumidores. Por isso neste mesmo ano, ele criou o primeiro produto de limpeza biodegradável no Brasil, o Auxi.

Hoje, dirigida pela filha Becky e pela empresa Elfo, que comercializa seus produtos, a empresa se mantém fiel aos seus objetivos e fabrica uma gama de produtos de limpeza com certificação do IBD e livres de derivados de petróleo. Grande parcela dos consumidores das linhas da Cassiopéia é ‘amigo da natureza’ e também pessoas que tem problemas alérgicos e não podem ter contato com os produtos normais, nocivos à saúde e ao meio ambiente.

A empresa é a única no Brasil neste segmento que possui o selo do IBD, órgão de certificação que segue diretrizes rigorosas sobre produtos naturais e sustentáveis. Além da preocupação ambiental, a qualidade de vida dos funcionários é fator chave para o bom desenvolvimento da empresa. Hoje, a Cassiopéia tem 20 funcionários e apenas uma máquina, a maior parte do trabalho é feita manualmente, abrindo assim mais oportunidades de emprego. Estes funcionários poderiam ser substituídos por máquinas, mas a Cassiopéia faz questão de proporcionar essas vagas para moradores locais.

Além de fabricar produtos 100% naturais, a empresa pratica ações sustentáveis em todos os setores da empresa. Todos os veículos de transporte são movidos a GNV, não utiliza descartáveis, faz brechó comunitário, reutiliza folhas de sulfite, uniformes de algodão, lâmpadas econômicas, sacolas compostáveis, faz retenção da água da chuva e muito mais.

História

Em 1986, foi iniciada a plantação própria de Aloe Vera (babosa) em Jarinu, SP. Por convicção e com o intuito de cuidar do meio ambiente, iniciou-se o cultivo sem a utilização de agrotóxicos ou adubos químicos. Mais tarde, com a ajuda do IBD, o plantio foi transformado em orgânico biodinâmico. O que isso significa? O plantio biodinâmico vai além do plantio apenas orgânico, pois além de não utilizar defensivos agrícolas, preservar o meio ambiente e oferecer trabalho e salários justos aos colaboradores, o sistema biodinâmico trata a terra com preparados como se fosse homeopatia para a terra e para as plantas. Também segue um calendário lunar para o plantio e colheita da lavoura. Tem dias certos para plantar as raízes, as folhas, as flores e os frutos. Tudo segundo o posicionamento dos planetas e constelações.

Seguindo ainda esse conceito, a fábrica da Cassiopéia possui apenas uma máquina, já que valoriza a mão de obra manual como forma de gerar emprego para os moradores locais. Os produtos são envasados e rotulados manualmente. As linhas em produção hoje são: Biowash, Auxi e Biowash Eco.

Mensagem

A empresa reconhece que só foi possível chegar aqui graças a todos que acreditaram (clientes, amigos, colaboradores) em sua filosofia e que de uma forma ou outra, colaboraram para que o sonho de seu fundador perdurasse por muitos anos. São três décadas de vida, embasadas em muito suor e trabalho árduo. Sabe-se que ainda existe um longo caminho a trilhar. Gerar maior conhecimento a população em geral.

Despertar o interesse e mostrar que a preservação do meio ambiente se faz cada vez mais necessária. Acreditar que todos aqueles que se aproveitam hoje da ignorância de pessoas que ainda não tem acesso a informações reais, e praticam descaradamente o greenwashing, possam também se conscientizar e juntar-se a nós nessa luta pelo planeta Terra.

Saiba mais sobre a Cassiopéia através do site www.veraloe.com.brEmpresa dispensa máquinas para dar oportunidades a moradores locais

 

 

Você deve estar conectado para postar um comentário Login

Responder