Comportamento assertivo e não agressivo?

By on fevereiro 22, 2013
Valdessara Bertolino

Valdessara Bertolino*

Para tentarmos responder a esta questão vamos primeiramente definir ASSERTIVIDADE como a capacidade de expor, de maneira clara e sem máscaras, o que se pensa, sente ou quer. Ser assertivo é não ser passivo e muito menos ser agressivo. A pessoa assertiva não precisa pedir desculpas para expor o que quer ou o que pensa. Assertividade não é ser apenas sincero com os outros, mas viver e usufruir de seus direitos.

Assertividade não é julgar os outros, mas expressar os seus pontos de vista sobre assuntos, ideias, ideais e conceitos de forma direta, com integridade, honestidade e respeito aos outros. Assertividade não é colocar para fora tudo o que você pensa, mas solicitar claramente o que você quer. Não é se mascarar ou se camuflar para tentar agradar e sim reconhecer e expressar os seus sentimentos e emoções.

Ser assertivo é deixar de ser perfeito, é aceitar e expor as suas falhas, as suas emoções e opiniões cruas e não “politicamente corretas”, o seu lado humano, até incoerente, mas real. A assertividade faz aumentar a própria auto-estima e o autocontrole, aumenta a auto-confiança e a coragem de defender os próprios direitos, além de permitir lidar com os conflitos de forma direta e justa.

A pessoa assertiva controla melhor seu ambiente, controla melhor a si mesma, se expressa franca e honestamente, sem sentimentos de ansiedade e de culpa. A pessoa assertiva não se sente vilã e nem tampouco vítima.O comportamento assertivo implica na expressão direta dos próprios sentimentos e necessidades, nos direitos legítimos ou opiniões sem ameaçar ou castigar os demais e sem violar os direitos de outras pessoas.

O objetivo da asserção é pedir “jogo limpo” e deixar aberto o caminho para o compromisso, o diálogo, o respeito e a verdade. O comportamento assertivo é expresso com consideração dos direitos, das responsabilidades, dos compromissos e das consequências. São mais felizes os indivíduos que fazem do comportamento assertivo uma filosofia de vida.

*Valdessara Bertolino é coordenadora dos cursos de Secretariado Executivo e Organização de Eventos da Faculdade Anhanguera de Osasco

Valdessara Bertolino

Você deve estar conectado para postar um comentário Login

Responder