Responsabilidade Social

By on março 4, 2013
Responsabilidade_Social_jpg

As transformações socioeconômicas das duas últimas décadas têm afetado profundamente o comportamento de empresas, até então acostumadas à pura e exclusiva maximização do lucro. Se por um lado o setor privado tem cada vez mais lugar de destaque na criação de riqueza; por outro lado, é sabido que com grande poder, vem grande responsabilidade.
A ideia de responsabilidade social incorporada aos negócios é. portanto, relativamente recente. Com o surgimento de novas demandas e maior pressão por transparência nos negócios, empresas se veem forçadas a adotar uma postura mais responsável em suas ações.
Infelizmente, muitos ainda confundem o conceito com filantropia, mas as razões por trás desse paradigma não interessam somente ao bem estar- social, mas também envolvem melhor desempenho nos negócios e, consequentemente, maior lucratividade.
Investimento Social Privado.
O investimento social privado é uma das várias facetas da responsabilidade social. Empresas cada vez mais têm investido recursos em projetos sociais e há uma maior demanda por resultados concretos. Esse processo é o uso voluntário e planejado de recursos privados em projetos de interesse público. Ao contrário do que muitos pensam, o investimento social privado não deve ser confundido com assistencialismo.

Como qualquer investimento, as pessoas físicas ou jurídicas que financiam projetos de cunho social têm o intuito de aferir os resultados alcançados. Há, portanto, a preocupação em se gerar um retorno positivo à sociedade, de forma que o monitoramento das atividades desempenhadas seja constante e envolva uma equipe de profissionais, tais como assistentes sociais, pedagogos e educadores. Isto leva ao crescimento e maior profissionalização do ”Terceiro Setor” frente às dificuldades dos setores público e privado no combate às mazelas sociais do país.

Razões para utilizar os mecanismos de incentivo fiscal para investir em projetos sociais:

• Oportunidade de exercer responsabilidade social como empresa;

• Utilização de diversos benefícios dos incentivos fiscais disponíveis;

• Promoção institucional e fortalecimento de imagem corporativa ligada à participação social;

• Endomarketing: oportunidade de envolvimento de seus funcionários em projetos sociais.
Confira nas páginas seguintes instituições as quais você pode investir em nome de sua empresa.

Responsabilidade_Social_jpg

Você deve estar conectado para postar um comentário Login

Responder