Dia do Jovem Trabalhador: a importância do Marketing Pessoal no primeiro emprego

By on abril 30, 2015
Adriano-Vianini

Não é fácil conquistar o primeiro emprego.Mas quando o jovem consegue, a sua imagem no mundo corporativo passa a ser uma prioridade. Durante o processo seletivo ou quando a vaga é conquistada, o jovem precisa se destacar e mostrar seu potencial.

O programa Jovem Aprendiz é uma das ferramentas mais adequadas para possibilitar esta experiência. Mas para conquistar esta maturidade e crescer profissionalmente, é importante que o jovem tenha um bom marketing pessoal desde este primeiro contato.

O primeiro passo é construir um networking, ou seja, ter um bom relacionamento com professores, colegas de sala e de trabalho, chefes e profissionais de outras áreas, trocando informações e aumentando o conhecimento para aquele momento ou para o futuro.

Segundo Adriano Vianini, gerente de Marketing e Relacionamento do Espro – Ensino Social Profissionalizante, o jovem também deve ser notado. “Demonstrar suas qualidades, virtudes e profissionalismo dentro da organização, deixando uma marca positiva por onde passe”.

Outro fator é a transmissão de confiança. Mas esta tarefa nunca foi fácil, principalmente no primeiro emprego. Ser simpático, cordial, educado, falar com segurança e ter iniciativa, com certeza, já passará uma ótima imagem como colaborador.

A vestimenta também faz diferença. Algumas corporações adotam trajes informais e outras mais formais. Durante o processo seletivo, é importante já observar o estilo de roupa que os colaboradores estão utilizando. “Independentemente da empresa ou função, maquiagens fortes e roupas de passeio devem ser evitadas no ambiente corporativo”, sugere Adriano.

Para mostrar a relevância do look de trabalho e celebrar o dia do Jovem Trabalhador, comemorado no dia 24 de abril, o Espro lançou a campanha “Estilo Aprendiz” para os Aprendizes da instituição. O intuito é postar nas redes sociais fotos de como os jovens de todo o Brasil se vestem para ir trabalhar e mostrar a diversidade e possibilidade de vestimentas. As imagens podem ser conferidas aqui.

O Espro

Com a missão de promover a inclusão social por meio de ações socioeducativas, mediação de acesso e integração ao mundo do trabalho, o Espro – Ensino Social Profissionalizante é uma organização sem fins lucrativos que se dedica à formação de jovens a partir de 14 anos, em situação de vulnerabilidade social, para o mundo do trabalho, com o objetivo de promover sua formação ética e cidadã.

Com 35 anos de história, o Espro ajuda a unir o potencial dos jovens às necessidades do mercado. Por isso, oferece gratuitamente, em todo o Brasil, cursos de Formação para o Mundo do Trabalho, além do Programa de Aprendizagem. O Espro possui sua matriz em no centro de São Paulo e mais sete filiais e 62 unidades de atendimento em todo o Brasil. Além disso, atende mais de 23 mil jovens por ano e conta com mais de 1.500 empresas parceiras.

Você deve estar conectado para postar um comentário Login

Responder