Quanto mais estratégica para as empresas, mais a área de RH torna-se atraente como carreira

By on abril 30, 2015
Marcelo-Braga,-da-Search-RH

 Por Marcelo Braga*

A área de Recursos Humanos tem se tornado mais atraente para os profissionais de outras áreas, na medida em que se torna mais estratégica para as empresas, afirma Marcelo Braga, sócio da Search Consultoria em RH. “Tem crescido a procura por pessoas de outras áreas em fazer movimentação para o RH e até mesmo de profissionais em início de carreira, que agora despertam interesse desde a faculdade, diferentemente de tempos atrás”, diz o especialista.

No entanto, o “braço” de Recursos Humanos a escolher vai depender muito do histórico profissional e dos interesses de cada um, pois o RH tem várias frentes, com perfis bem distintos, o que deixa a área ainda mais rica, explica Braga.

“Um profissional que atua em Remuneração & Benefícios, por exemplo, tem um perfil muito distinto do profissional de Desenvolvimento, assim como o de Recrutamento & Seleção. Em linhas gerais, o primeiro exige uma habilidade com números e mais pragmatismo. O segundo um foco maior em desenvolver pessoas, desenhar programas de treinamento, envolver conceitos e teoria de RH. Já Recrutamento exige uma habilidade em avaliar pessoas, aliada à alta energia, pelo dinamismo da área.”

Há outras opções: se o profissional tem um perfil mais voltado a negócios e bom relacionamento interpessoal, atuar como business partner é um caminho interessante a seguir. Ainda existem as áreas de relações sindicais, departamento pessoal e segurança do trabalho. A diversidade da área é muito grande e não há um ponto de início e sim uma adequação com o perfil e interesse de cada um.

Formação desejável – A formação acadêmica específica para atuar em RH não é obrigatória, embora um reforço acadêmico auxilie. “Conhecer o negócio em que está envolvido, pessoas, ter bom relacionamento interpessoal e capacidade de planejamento é fundamental para ter sucesso. Se cursou Administração, Psicologia, Engenharia, Direito ou Matemática, pouco importa”, diz Braga.

No entanto, uma vez na área, é importante aprimorar os conhecimentos técnicos sobre os produtos de RH e procurar estar sempre atualizado, fazer benchmarking com novas práticas usadas em outras empresas no Brasil e exterior, assim como estar por dentro da legislação.

Mudança de rota – Para quem atua em outras áreas e deseja mudar, o caminho mais rápido é demonstrar interesse na sua própria empresa, buscar uma aproximação da área, para em uma oportunidade conseguir a migração. Para um primeiro emprego, na opinião do consultor, o caminho é já focar em oportunidades em Recursos Humanos.

“No início de carreira é mais fácil. Já a mudança de rota, vindo de outro segmento e ingressando em RH em outra empresa exige um esforço maior, uma busca mais ativa por oportunidades, além de ter bons motivos para explicar o desejo de mudança. Pode-se passar a impressão que o desejo de mudar é por não ver futuro dentro da sua área de atuação e querer fazer um movimento para se reposicionar. Esta mensagem não contribuirá para o sucesso na tentativa de migração”, explica.

Outra dica é começar a se aproximar da área por meio de cursos específicos, o que irá contribuir não somente para adquirir conhecimento, como também para ampliar sua rede de relacionamentos com profissionais de Recursos Humanos e assim ficar mais atento para as movimentações.

Para quem já atua em RH ou qualquer outra área, o crescimento profissional é resultado de dedicação, conhecimento, preparo e oportunidade. “Profissionais com este foco e determinação saberão analisar os aspectos que precisam fortalecer em si mesmos, se preparando para os novos desafios.”

Sobre a Search

No mercado desde 2007, a Search Consultoria em Recursos Humanos atua em diversos segmentos (industrial, financeiro, de tecnologia, bens de consumo, construção civil, farmacêutico, entre outros) e concentra sua expertise em Recrutamento de Executivos, Assessment (levantamento das habilidades dos executivos face ao conjunto de competências do cliente, identificação dos “gaps” em cada executivo avaliado e definição de um Plano de Desenvolvimento Individual), Mapeamento de Mercado e Coaching para executivos de empresas clientes.

Entre os diferenciais da empresa estão a equipe de consultores altamente qualificada e reconhecida no mercado e constante inovação em soluções para desenvolvimento estratégico na gestão do capital humano, com atuação nas maiores companhias e consultorias do País, e a ética no relacionamento com clientes, candidatos, fornecedores e colaboradores. Para atender seus clientes com excelência também fora do País, a Search mantém aliança estratégica com empresas nos Estados Unidos, Argentina, Europa e Ásia.

 *Marcelo Braga, sócio da SEARCH RH.

Você deve estar conectado para postar um comentário Login

Responder