“Caixa 2″ pode prejudicar gestão de empresas

By on junho 16, 2016
caixa 2

Empresa especializada em consultoria em gestão financeira alerta para os riscos do controle paralelo nas organizações

A alta carga tributária e os encargos para se manter o funcionamento de uma empresa fazem com que muitas organizações acabem adotando um controle paralelo de suas contas, deixando de fazer o lançamento de algumas notas fiscais e outros documentos. Este é o chamado “caixa 2”, que, além de ser ilegal, pode colocar em risco até mesmo a saúde financeira da empresa que pratica esta contabilidade informal.

A consultora financeira Mirna Helena, sócia diretora da M&S Soluções Empresariais e Terceirização de Processos, comenta que sempre alerta seus clientes sobre a importância de ter um controle rigoroso de todas as contas da empresa, fazendo os devidos lançamentos correta e formalmente. “Nós recomendamos que os gestores sejam criteriosos e façam corretamente seus controles de contas. Nosso principal alerta é que ‘não existe controle sobre o controle paralelo’. O chamado caixa 2’ impede a mensuração correta do lucro e do eventual prejuízo. A empresa fica muito vulnerável e fragilizada. Se houver algum desvio interno, por exemplo, os gestores poderão nem perceber”, explica a consultora.

Outro problema, segundo a administradora Jaqueline Selzler de Moraes dos Santos, também sócia diretora da M&S Soluções Empresariais, é a empresa ser pega em fiscalizações. “As multas nesses casos são salgadas. Isso sem contar que a falta de uma contabilidade correta pode dificultar a tomada de empréstimos e a construção da solidez, de uma boa imagem da empresa no mercado”, explica. “O custo desses eventuais problemas certamente é mais caro do que aquilo que as empresas pagariam como taxas e tributos no caso de fazer os lançamentos corretamente”, compara Jaqueline.

 Mas, então, o que fazer para encarar a alta carga tributária do país? As consultoras explicam que depende de caso a caso, mas que em algumas situações é possível fazer a chamada elisão fiscal, que permite encontrar formas de se reduzir o impacto tributário. Além disso, em alguns casos, elas orientam os clientes a dividirem suas atividades, abrindo empresas diferentes. “Muitas vezes essa divisão pode aliviar a carga de tributos que pesa nas empresas”, comenta Mirna Helena. “O que não se deve mesmo fazer é a evasão, que é a sonegação de impostos”, conclui.

 Sobre a M&S

 A MS Soluções Empresariais é uma empresa especializada em gestão e consultoria financeira, focada na terceirização de processos. A empresa tem sede em Curitiba-PR e atua em todo o território nacional, com empresas das mais diversas áreas de atividade e de todos os portes.

Você deve estar conectado para postar um comentário Login

Responder