Empreendimento sem fronteiras

By on dezembro 21, 2017
fronteiras

Gustavo Mattos*

“Com investimento inicial de R$ 10 mil, com menos de dois anos consultoria fitness fecha 2017 com faturamento de R$ 1 milhão”

Que o segmento fitness anda aquecido, não é novidade para ninguém, a ânsia das pessoas por uma vida mais saudável com uma alimentação equilibrada e uma rotina de treinos estruturada tem fomentado o setor e diversas frentes de negócios tem surgido disputando a atenção deste público que só cresce.

Foi justamente este superaquecimento do segmento que motivou dois empreendedores que não se conheciam para iniciar uma história de sucesso. O personal trainer Gustavo Mattos já era bastante conhecido em Vitória – ES, e seus treinos eram muito disputados porque ele conseguia mostrar com resultados, que com pouco tempo dedicado à pratica de exercícios físicos apenas alguns dias por semana era possível entrar em forma, tanto que ele começou a dar consultorias online para alguns alunos, avaliando exames, performance de treinos e estabelecendo programas de exercícios por e-mail. Como algumas pessoas influentes passaram a usar a consultoria do personal, uma propaganda aqui outra ali, fez com que ele ganhasse um público de seguidores significativo no Instagram, onde passou a narrar suas rotinas de treinamento, divulgar os resultados dos alunos e, de quebra, passou a dar algumas dicas de lifestyle, alimentação e rotinas de exercícios, a popularidade do perfil chamou a atenção do empreendedor Carlos Araújo, quem em Belo Horizonte – MG, viu que com um toque de criatividade o modelo de negócios desenvolvido pelo Gustavo poderia se solidificar e crescer.

“Eu percebi que a movimentação das redes sociais do Gustavo era intensa e que os resultados dos alunos independiam da presença física dele na rotina de treinamentos, foi aí que eu tive a ideia de investir no negócio dele levando uma proposta de plataforma tecnológica que permitisse uma ampliação no escopo de atendimento e garantisse capilaridade nacional”, explica Carlos Araújo sócio da PT Consultoria Fitness.

Neste ponto o Carlos já tinha todo o business plan desenhado, apresentou ao Gustavo a plataforma que imaginou ser adequada para a ampliação do negócio. Ao todo os dois investiram R$ 10 mil, entre desenvolvimento sistêmico e divulgação online do empreendimento.

“Foi tudo muito rápido, quando o sistema entrou no ar tudo ficou mais simples de operar e já no segundo mês, com a captação de novos clientes, eu vi meu faturamento dobrar”, comemora Gustavo Mattos, personal trainer e sócio da PT Consultoria.

O sistema de atendimento online e o site entraram no ar em agosto de 2016, o ano foi fechado com um faturamento de R$ 300 mil. Com o fomento da presença online e com o apoio de cyberclebridades que começaram a divulgar o trabalho e os resultados da PT Consultoria, o que já estava indo bem em 2017 deu um boom de crescimento, só no Instagram o número de seguidores do personal dobrou, e hoje ele conta com uma base de 64 mil fãs.

No último levantamento feito pelos sócios, em novembro deste ano, ao todo cerca de 5 mil pessoas foram atendidas pela PT Consultoria Fitness em 2017, com uma média de 500 treinos prescritos por mês, o que vai garantir um fechamento anual de mais de R$ 1 milhão de faturamento, uma marca que surpreendeu até os sócios.

“O crescimento rápido ao mesmo tempo em que trouxe uma motivação a mais para seguirmos cada vez mais focados, nos trouxe também alguns problemas, porque precisávamos garantir agilidade no atendimento, mas com qualidade para que os resultados aparecessem para todos os alunos”, explica Carlos.

Para resolver este problema, os dois sócios montaram uma equipe de profissionais que se responsabilizaram pela triagem dos dados dos alunos e objetivos, escalonando todas as fichas, organizando de uma forma que o Gustavo pudesse ter uma visão macro objetiva, para trabalhar com mais facilidade e assertividade na prescrição dos treinos. O negócio evoluiu também para uma série de outros produtos e profissionais, tais como: auxilio nutricional, desenvolvimento de receitas saudáveis, dicas de organização de rotina, insights de lifestyle, entre outros serviços que tem aos poucos contribuído para um melhor resultado dos alunos.

“Eu nunca imaginei que a tecnologia bem usada e aplicada pudesse me fazer ir tão longe, tanto no aspecto literal, já que mesmo fixado em Vitória eu tenho alunos em todos os estados brasileiros, mas também pelo aspecto de faturamento, já que com o investimento inicial, eu não conseguiria montar nem uma estação de academia e hoje nossa lucratividade beira as cifras de algumas academias de renome”, finaliza Gustavo.

Para 2018 os planos já estão traçados e um aplicativo já está sendo desenvolvido com a expectativa de conquistar novos alunos e agilizar e otimizar a comunicação com a base fixa de pessoas atendidas pela consultoria.

*Gustavo Mattos é personal trainer.

 

 

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