A inteligência competitiva como diferencial estratégico

By on janeiro 11, 2017
inteligencia

Por Guilherme Tavares*

Entender o mercado é fundamental para uma tomada de decisões eficiente e favorece o fortalecimento das empresas em cenários de instabilidade. Diante de fatores como o dinamismo dos negócios contemporâneos, a instabilidade dos ciclos econômicos e a própria necessidade de se antecipar às movimentações do mercado, companhias dos mais diversos segmentos tem, cada vez mais, concentrado esforços no desenvolvimento de estratégias focadas em Inteligência Competitiva.

Em linhas gerais, podemos definir Inteligência Competitiva como o processo de análise das tendências e movimentações do mercado, tendo em vista uma tomada de decisões mais assertiva em uma determinada organização.

Além desta análise mercadológica que envolve estudos da concorrência e do ambiente econômico em geral, a Inteligência Competitiva (IC) engloba também a verificação do comportamento dos clientes da base de uma empresa, seja para expandir esta base ou para melhorar os processos de pós-venda.

 Segundo estudos desenvolvidos na Universidade Federal de São Carlos (UFSC), é possível identificar o uso da IC no Brasil em indústrias como as de energia, telecomunicações, bancária, farmacêutica e do varejo – embora não fique restrita a estas áreas. Tais segmentos utilizam a Inteligência Competitiva, sobretudo, para acompanhar o desenvolvimento e as tendências de maturação tecnológica do mercado.

Mediante um bom uso da Inteligência Competitiva ainda é possível, por exemplo, obter ganhos relacionados a uma diminuição no ciclo de vendas, conversão de um número maior de targets e, consequentemente, maior êxito quanto ao alcance de metas de crescimento.

Sendo implementada no país desde os anos 90 em organizações de grande e pequeno porte, a IC tem assumido um papel importante no fortalecimento do ambiente de negócios brasileiro atual. Neste sentido, a ferramenta deve ser vista como uma aliada das empresas, pois suas potencialidades podem contribuir para a retomada do crescimento econômico nacional, trazendo assim, benefícios para a população como um todo.

 *Guilherme Tavares é Gerente de Marketing e Inteligência Competitiva da Toccato, distribuidora dos produtos Qlik no Brasil e única com o título Elite Master Reseller.

Você deve estar conectado para postar um comentário Login

Responder